Verificado: O selo sapo da Rainforest Alliance não indica que a comida “transporta todos os tipos de insetos”

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

Na verdade, a certificação garante que o produto foi produzido de forma sustentável a nível social, económico e ambiental.

Mensagens que circulam no Facebook, Twitter e TikTok afirmam que o “selo de sapo” que aparece em algumas embalagens de alimentos e que corresponde ao certificado da organização Rainforest Alliance significa que o produto contém “todo tipo de insetos”. Postagens virais também afirmam que por trás dessa certificação “está Bill Gates”. Mas essas mensagens não são verdadeiras. 

Na verdade, o selo Rainforest Alliance atesta que o produto foi produzido de forma sustentável , a nível social, económico e ambiental, conforme detalhado no seu site. Além disso, até a data de publicação desta verificação, Bill Gates não ocupa nenhum cargo na associação, embora sua fundação tenha doado dinheiro à organização em duas ocasiões. 

Entre o que a entidade avalia para que uma empresa ou produto adquira este selo está o trabalho infantil, trabalho forçado, instalações ou se a exploração está localizada em áreas protegidas, mas nenhum de seus requisitos menciona que o produto certificado deve conter insetos como afirmam as mensagens virais . Além disso, alguns dos posts fazem alusão ao fato de que o sapo do selo Rainforest Alliance simboliza uma certificação de que há insetos entre os ingredientes, já que os sapos se alimentam de insetos. No entanto, a organização explica que este anfíbio foi incluído no logotipo porque “uma população saudável de rãs é um indicador de um ambiente saudável”…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸