Apurado pelo site Estadão Verifica
Conteúdo foi inventado para sugerir descontentamento da ministra do Planejamento e Orçamento; ela concorreu à presidência, em 2022, e apoiou o petista no segundo turno
O que estão compartilhando: que a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, chorou e desabafou com amigos afirmando que “nunca foi tão humilhada” e que “teria apoiado Bolsonaro se soubesse que seria assim”.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A alegação circula em um card no Facebook, junto com uma foto da ministra e uma imagem recortada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Quem produziu o material não indicou qualquer fonte da alegação e usou uma tática comum em casos como esse: dizer, de forma vaga, que a frase teria sido dita em tom e desabafo a amigos.
O Estadão Verifica não localizou nenhum registro na imprensa ou em redes sociais de Simone Tebet de que a frase tenha sido dita por ela. Em nota, o Ministério do Planejamento e Orçamento disse que “a postagem, obviamente, é falsa”. Diferentemente do que sugere a suposta declaração, Tebet tem atuado ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e fez reiteradas críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, inclusive comemorando a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica