Apurado pelo site Aos Fatos
Posts no Facebook têm difundido uma página que imita a identidade visual do site Serasa Limpa Nome para enganar usuários que buscam quitar dívidas com bancos e companhias varejistas. As peças de desinformação compartilham uma fala de Lula sobre o programa federal Desenrola e trechos de reportagens da própria Serasa que mostram como limpar o nome sem precisar sair de casa para fazer crer que a página enganosa é autêntica.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 30 milhões de visualizações no Facebook nesta quinta-feira (10).
Posts feitos por perfis falsos nas redes sociais têm difundido desde o dia 2 de agosto de 2023 a página noticias-agora.me, que imita a identidade visual do site Serasa Limpa Nome — plataforma nacional de negociação de dívidas — para aplicar um golpe em usuários que buscam quitar dívidas com vários segmentos, como bancos e companhias varejistas. A página utiliza uma plataforma de pagamento não oficial da Serasa, e o valor total das supostas dívidas fornecido é o mesmo (R$ 108,64) para qualquer número de CPF, o que denota fraude.
O acesso oficial a plataforma é feito pela página serasa.com.br/limpa-nome-online, em que os usuários podem consultar dívidas e ofertas de renegociação conforme condições disponibilizadas pelas empresas credoras, segundo a Serasa…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos