Verificado: Este vídeo é antigo e seu protagonista não é o ‘Ministro da Educação’

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Um leitor nos pediu via WhatsApp para verificar a autenticidade de um vídeo em que uma mulher transtornada é vista, vestida de preto e com as mãos algemadas nas costas. Outros elementos da peça são um carro preto com placas IML 367, um grupo de policiais a quem a mulher insulta e um texto sobreposto que diz “se for o ministro da Educação ” (sic).

Apuramos que o vídeo foi compartilhado no Twitter no dia 31 de julho com o texto “ O novo ministro: com ficha policial. Petroñera muito vulgar e sem instrução ”. Até hoje, a publicação acumula 900 republicações e 49.000 reproduções. Também foi publicado no Facebook , com menor repercussão.

Em primeiro lugar, refira-se que o Governo Petro teve dois ministros na pasta da Educação. O primeiro, Alejandro Gaviria , foi solicitado pelo Presidente da República a renunciar em 27 de fevereiro. A segunda, Aurora Vergara, foi empossada em 9 de março e atualmente continua à frente do Ministério. A protagonista do vídeo não corresponde fisicamente às suas características, assumindo que a ministra é negra e ela não.

À esquerda, protagonista do vídeo. Certo, Aurora Vergara.

Ao pesquisar no Google a placa do veículo visto no vídeo, descobrimos que a filmagem foi gravada em 12 de agosto de 2018, como pode ser visto em alguns comunicados à imprensa . Dias depois do ocorrido, o então presidente, Iván Duque, publicou um vídeo em seu perfil do Facebook no qual desmente o mesmo clipe que o assinante nos enviou, mas que neste contexto apontava para a então ministra, María Victoria Angulo, como a suposto protagonista…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴