Falso: Alfredo Saade publicou um vídeo de uma estrada caída na Turquia como se fosse a estrada Bogotá – Villavicencio

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Nas redes sociais recebemos um pedido para checar uma publicação no X (antigo Twitter) do pastor cristão e político petrista Alfredo Saade, na qual publicou o vídeo de uma estrada desabando na entrada de um túnel e afirmava: “Bogotá pedágio- via Villavicencio eles devem retornar ao estado. Sarmiento Angulo não pode continuar a enriquecer à custa dos utentes das estradas. Levante-se Colômbia” (sic).

Apesar de a mensagem ter mais de 18.000 visualizações e 228 republicações, alguns usuários indicaram que o vídeo não corresponde ao caminho para Llano. “Que pena, senhor, você está tão desesperado para chamar a atenção que usa vídeos de outros países “, disse @pattygallegosny, “Este vídeo não corresponde à estrada para o Llano, por favor, não desinforme!” (sic), criticou @patocasgo.

No Colombiacheck verificamos que, de fato, o vídeo utilizado não é da Colômbia, mas corresponde a um deslizamento de terra em uma estrada na Turquia, produto das chuvas. Portanto, a publicação de Saade é falsa.

Por meio de uma busca reversa no Google, aparecem diversos resultados da mídia turca como OrduHayat , EnSonHaber e OrduOlay , que corroboram que o fato ocorreu no dia 10 de julho em uma estrada da província de Ordu, especificamente na saída do túnel que dá acesso a o distrito de Mesudiye. “Como resultado do transbordamento do córrego Çaplayan, primeiro os esgotos explodiram no riacho, depois a estrada de asfalto desabou e o transporte rodoviário foi fechado”, relata EnSonHaber. 

No YouTube também encontramos uma reportagem da agência de notícias turca İhlas Haber Ajansı, datada de 10 de julho, que afirmava que o deslizamento ocorreu após três dias de chuva e que afetou indiretamente 50 províncias…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴