Falso: Vídeo engana ao identificar pessoa que faz crítica ao Exército como Marília Gabriela

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é a jornalista Marília Gabriela a mulher que aparece em um vídeo criticando as Forças Armadas brasileiras, como fazem crer posts nas redes. Na verdade, se trata de Regina Velloso, uma influenciadora de direita, que produz conteúdo com opiniões sobre política.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 74 mil visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (10) e 3.400 compartilhamentos no Facebook.

Não é a jornalista Marília Gabriela a mulher que aparece em um vídeo viral afirmando que as Forças Armadas se encontram “à beira da vergonha”, como fazem crer publicações compartilhadas nas redes. Na verdade, as críticas foram feitas pela influenciadora Regina Velloso, que faz comentários com opinião política e compartilha em seus perfis pessoais em várias plataformas. O vídeo foi publicado originalmente no Kwai em 28 de junho.

Além de críticas às Forças Armadas, Velloso ainda menciona a decisão do MPF (Ministério Público Federal) de São Paulo, que entrou com uma ação civil pública pedindo que a Jovem Pan perca sua concessão. A decisão prevê a punição da emissora por disseminar desinformação, como explicou Aos Fatos. A influenciadora também opina sobre a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) instalada no Congresso Nacional para investigar os atos golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos