Verificado: Douglass Mackey foi condenado ‘porque fez um meme nas eleições de 2016’.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Um homem da Flórida que em 2016 usou memes para espalhar informações falsas sobre a votação se tornou um ponto de discussão após as acusações contra o ex-presidente Donald Trump.

“Houve um caso de teste”, disse Charlie Kirk , fundador e presidente do grupo conservador Turning Point USA. “Douglass Mackey. Esse nome lembra? … Ele foi condenado, aguardando sentença, porque fez um meme na eleição de 2016. Lembra disso? Porque ele fez um meme zombando de Hillary Clinton, o DOJ de Biden vai e diz: ‘Vamos colocá-lo na prisão federal’.”

Um clipe do episódio de 2 de agosto do programa de rádio de Kirk, “The Charlie Kirk Show”, foi postado em 5 de agosto no Facebook. A postagem foi sinalizada como parte dos esforços da Meta para combater notícias falsas e desinformação em seu feed de notícias. (Leia mais sobre nossa parceria com a Meta , proprietária do Facebook e do Instagram.)

Em março, um júri federal condenou Mackey, também conhecido como Ricky Vaughn, por participar de uma conspiração para privar as pessoas de seu direito constitucional de voto. A condenação estava ligada a memes que ele compartilhou online antes da eleição presidencial de 2016, que encorajaram os apoiadores da candidata presidencial democrata Hillary Clinton a “votar” por mensagem de texto ou mídia social, que não são formas legais de votar…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸