Apurado pelo site E-Farças
A foto do novo produto, uma boneca Barbie na versão Baphomet, começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de agosto de 2023, poucas semanas após a estreia do filme Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling.
Segundo o texto que a acompanha, a campanha seria uma comemoração pelo sucesso de bilheteria alcançado pelo filme que leva o nome da boneca da empresa Mattel!
Será que isso é verdade ou mentira?
A foto é real, mas a boneca mostrada na foto não faz parte do catálogo da Mattel. Ela foi criada pelos artistas argentinos Marianela Perelli e Emiliano Paolini para uma exposição chamada ‘Barbie: ThePlasticReligion’, realizada em 2014.
Ao todo, foram redesenhadas 33 peças em cima da boneca original, como a versão Virgem de Guadalupe e a deusa indiana Kali. O namorado da Barbie, o Ken, iria ser retratado como Jesus crucificado, Buda e outros.
Na ocasião, grupos religiosos protestaram e conseguiram proibir a mostra, causando efeito contrário, pois a proibição acabou por gerar mais curiosidade por parte do público. É o chamado Efeito Streisand – fenômeno já explicado em vídeo aqui no E-farsas!
No ano seguinte, a exposição dos argentinos ganhou uma turnê mundial!
Conclusão
A Barbie Baphomet não existe para a venda! Ela foi criada por uma dupla de artistas argentinos e fez parte de uma exposição realizada em 2014!..
Veja a apuração completa no site E-Farças