Verificado: Denzel Washington ‘raiva em Hollywood’ por proibir ‘Sound of Freedom’?

Apurado pelo site Snopes

Em 23 de julho de 2023, um suposto canal de notícias sobre celebridades no YouTube conhecido como Spill Today (@spilltoday554) publicou um novo vídeo que afirmava que o ator vencedor do Oscar Denzel Washington havia “enfurecido” com Hollywood pela forma como reagiu ao lançamento de “Sound of Freedom”, um filme centrado no tráfico sexual infantil. O título dizia: “Denzel Washington RAGES em Hollywood para BANNING ‘Sound of Freedom.'”

Em 9 de agosto, o vídeo foi visto mais de 1,4 milhão de vezes.

A imagem em miniatura incluída no vídeo mostrava o que parecia ser uma imagem alterada do rosto de Washington com as palavras: “Esta foi a gota d’água!” Também foi exibida uma fotografia do ator e diretor vencedor do Oscar Mel Gibson com fita adesiva sobre a boca ao lado de um pôster “Sound of Freedom” e uma foto do ícone do entretenimento Oprah Winfrey. Gibson já havia gravado um vídeo em meados de 2023 que promovia o filme, mas não esteve envolvido em sua produção.

O vídeo incluía a narração de uma voz gerada por meio de inteligência artificial (IA). O clipe começou da seguinte forma:

A maioria dos comentaristas do vídeo parecia acreditar no título do vídeo sem questioná-lo. No entanto, um número muito pequeno de usuários questionou a afirmação central, sendo essa a ideia de que Washington havia feito comentários públicos sobre o “Som da Liberdade”…

Veja a apuração completa no site Snopes