Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
O jornal citou erroneamente a afirmação do vice-governador Femi Hamzat comparando a inflação na Nigéria e no Senegal. Mas o que Hamzat realmente disse também estava incorreto.
“Vídeo: meu amigo senegalês disse que os preços das coisas no Senegal são 15 vezes mais altos do que na Nigéria”, dizia a manchete de um artigo de 29 de junho de 2023 no Vanguard .
O jornal atribuiu a alegação a Femi Hamzat, vice-governador de Lagos, centro econômico da Nigéria. De acordo com o artigo , um amigo não identificado de Hamzat disse a ele que os nigerianos reclamavam demais do custo de vida.
“Tenho um amigo senegalês. Seu pai é um senegalês. Sua mãe é nigeriana. Ele disse – não sei se concordo com ele – disse: ‘Meu irmão, parece que os nigerianos são uma das pessoas menos patriotas do mundo”, teria dito o vice-governador. “Eu disse: ‘Por que você disse isso?’ Ele disse: ‘Os preços das coisas na Nigéria são cerca de três vezes, mas no Senegal são cerca de 15 vezes, mas vocês continuam reclamando’.”
Os comentários provocaram uma série de reações , aumentando o debate público sobre a inflação e o alto custo de vida na Nigéria. Alguns criticaram Hamzat , um líder do partido no poder, por fazer pouco caso do sofrimento econômico dos nigerianos …
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦