Apurado pelo site Reuters
Um vídeo de soldados senegaleses desfilando no Dia da Independência do Senegal está sendo falsamente reivindicado online para mostrar soldados do Níger enviando um alerta às nações da África Ocidental contra a interferência no golpe do país.
O vídeo foi compartilhado depois que o presidente do Níger, Mohamed Bazoum, foi removido do poder em um golpe militar. A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) assumiu uma posição dura sobre o golpe militar, que é o sétimo na África Ocidental e Central desde 2020, informou a Reuters .
“Soldados da república do Níger exibindo sua força, para lembrar a Tinubu que eles não estão jogando”, disseram usuários do Facebook que compartilharam o vídeo em 4 de agosto, referindo-se a Bola Tinubu, presidente da Nigéria e presidente da CEDEAO (aqui), .
Mas o vídeo não tem relação com o golpe no Níger. As bandeiras do Senegal podem ser vistas por toda parte, e a Reuters rastreou o clipe até postagens de abril em relação ao Dia da Independência do Senegal, que é realizado em 4 de abril (aqui) , .
O canal de notícias senegalês Live SN transmitiu um vídeo do mesmo desfile de um ângulo diferente em 4 de abril …
Veja a apuração completa no site Reuters