Verificado: As mentiras e verdades de Petro em seu primeiro ano no Congresso

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

A Colombiacheck se encarregou de verificar as declarações do presidente, Gustavo Petro, que completa um ano de mandato neste dia 7 de agosto, em seu discurso de 20 de julho para a instalação anual das sessões ordinárias do Congresso da República.

Ao contrário de seu antecessor, Iván Duque, que desde seu primeiro aniversário se caracterizou por fazer listas do que considerava suas conquistas (com frases que também verificamos na época e eram acima de tudo questionáveis ) ; o atual presidente falou por quase duas horas com mais retórica e reafirmação de suas promessas de campanha do que dados concretos.

Ainda assim, Petro incluiu alguns números e afirmações verificáveis ​​imersos em reflexões complexas que podem ser classificadas em dois tipos: de um lado, os que fizeram parte de um balanço de sua gestão até agora, estufando o peito com cifras que vão desde emprego e inflação à redução de baixas militares e policiais; de outro, aqueles que buscavam defender sua agenda de reformas perante um Legislativo mais independente de sua linha política do que nos primeiros meses de mandato , para o que recorreram a dados sobre políticas trabalhistas ou sobre falhas do sistema educacional , entre outros assuntos.

A transição energética, uma de suas bandeiras, esteve presente como tema em ambos os grupos. Ele procurou mostrar avanços sobre o que ficou do governo anterior, mas também convocou o Congresso a apoiar um projeto de modificação do Código de Mineração que seria apresentado nesta legislatura e respondeu às perguntas da ministra cessante Irene Vélez com descrições detalhadas sobre o cenário mundial no contexto da crise climática.

No total, Colombiacheck fez 13 verificações do que disse sobre esses e outros assuntos. Embora nada tenha se revelado falso, mostrou-se questionável em nove dos casos, a grande maioria. Duas outras partes do discurso resultaram na qualificação ‘verdadeiro, mas…’ e as duas restantes foram verdadeiras…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴