Verificado: Não, a CIA não financiou o grupo Wagner com US$ 6,2 bilhões

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 1º de agosto de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma denúncia sobre umvídeoTikTok, lançado em 24 de junho de 2023. O vídeo mostra o presidente Vladimir Putin dizendo, em russo, que “aquele que organizou e preparou a rebelião militar, que levantou as armas contra seus companheiros de armas, traiu a Rússia”. Sobreposto é uma declaração de que a Agência de Inteligência dos EUA (AGÊNCIA DE INTELIGÊNCIA CENTRAL) supostamente pagou 6,2 bilhões de dólares “pela lealdade dos lutadores de Wagner”. Este fato, lemos novamente, levaria ao “perigo de guerra civil” na Rússia.

A referência é paraengrenagemde 24 de junho de 2023 dos mercenários do grupo paramilitarwagnerrumo a Moscou, preso a 200 quilômetros da capital, liderado pelo chefe da milíciaYevgeny Prigozhin, que há mesescriticadoestabelecimentos militares russos. 

Esta é uma notícia infundada. 

Não há resposta em nenhum jornal internacional e em nenhumadeclaração oficialpela CIA em relação a um pagamento de $ 6,2 bilhões para Wagner.

O valor do suposto financiamento vem, na verdade, do noticiáriorelatadode váriosagências de imprensaEtestado jornalísticosobre um erro de contabilidade do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DOD) sobre a ajuda à Ucrânia. Sabrina Singh, porta-voz do Departamento de Defesa, em 20 de junho em entrevista coletivaele declarouque o valor das armas enviadas à Ucrânia nos últimos dois anos foi superestimado em US$ 6,2 bilhões. Esses erros de avaliação, especificou Singh, “não afetaram a prestação de apoio à Ucrânia” pelos Estados Unidos da América.

Portanto, a notícia fala de um erro de contabilidade do Departamento de Defesa dos EUA. Em nenhum lugar afirma que a CIA financiou o grupo Wagner com $ 6,2 bilhões…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹