Falso: Não é verdade que existe ‘1 caso de miocardite em cada 35’ vacinados com Moderna

Apurado pelo site Facta 🇮🇹

Em 2 de agosto de 2023, a redação do Facta.news recebeu uma mensagem via WhatsApp solicitando a verificação de umaitemintitulado “1 miocardite a cada 35 vacinados com Moderna: a gravidade do problema não pode mais ser ignorada” e publicado no site da Associação de Estudos e Informação em Saúde (Assis) em 29 de julho de 2023. O artigo cita umpapelintitulado “Diferenças específicas do sexo na incidência de lesão miocárdica após Covid-19 mRNA-1273 Booster Vaccination” ), publicado em 20 de julho de 2023 no European Journal of Heart Failure. Conforme relatado por Assis, este estudo demonstraria que “2,8% dos 777 indivíduos analisados, portanto 1 em 35, tiveram miocardite causada pela vacina anti-Covid da Moderna”. 

O artigo do site Assis sugere que, com base nos dados do referido estudo, as vacinas anti-Covid podem ser prejudiciais porque “agora que sabemos que 1 em cada 35 pessoas, após o reforço com a Moderna, corre o risco de miocardite”. O artigo conclui que esses “prejuízos” seriam “devidos à pressa em comercializar esses produtos sem estudos adequados e sem que tenham sido implantados verdadeiros programas de vigilância”. 

Este é um conteúdo enganoso, que transmite notícias falsas.

Primeiramente, especificamos que a miocardite é umacondição médicaem que a pessoa afetada sofre de uma inflamação dos tecidos musculares do coração (miocárdio). As causas desta doença são geralmenterastreávela infecções virais, portanto, a vírus que danificam o tecido cardíaco, mas também estão associados à ação das células cardíacassistema imunológicoEssa é a função do sistema de defesa do corpo que detecta a infecção e destrói as células que contêm o vírus para evitar que ele se espalhe. 

No estudo citado no artigo em análise, foram examinados 777 profissionais de saúde mistos, que receberam o reforço vacinal anti-Covid da farmacêutica norte-americana Moderna. Três dias após a injeção da vacina anti-Covid, uma amostra de sangue foi coletada de todos os participantes e um nível de troponina T foi encontrado em 22 de 777 pessoas (hs-cTnT), uma proteína do músculo cardíaco do coração, superior ao normal. Este é um sintoma que indica uma inflamação do miocárdio. 

O estudo citado no artigo de Assis é, portanto, real e na verdade relata os dados de “1 pessoa em 35”, mas o trabalho especifica que nenhum caso definitivo de miocardite surgiu entre os participantes, ao contrário do que afirmava Assis…

Veja a apuração completa no site Facta 🇮🇹