Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes um vídeo da médica Maria Emília Gadelha Serra contra a vacina da Covid-19 em crianças. No registro, ela critica a publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre a importância da aplicação do imunizante nesse grupo. Segundo a médica, elas poderiam morrer “de mal súbito, de infarto do miocárdio”, por causa da vacina. É falso.
Voltou a circular nas redes sociais um vídeo com uma fala da médica Maria Emília Gadelha Serra criticando a vacinação contra Covid-19 em crianças. No registro, publicado em julho de 2022, ela condena a publicação de uma nota da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com recomendações ao Ministério da Saúde sobre a importância da aplicação do imunizante nesse grupo. Segundo a médica, as crianças poderiam morrer “de mal súbito, de infarto do miocárdio, AVC, derrame cerebral, doenças autoimunes” por causa da vacina. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Eu estou aqui para alertar os pais do Brasil a respeito desse documento emitido na data de hoje, 25 de julho de 2022, pela Sociedade Brasileira de Pediatria. […] Para dizer para os pais do Brasil que, simplesmente, a Sociedade Brasileira de Pediatria reforça a necessidade da urgente inclusão de crianças, dos seus filhos, dos seus netos, no Programa Nacional de Imunizações contra a Covid-19. […] A menos que você esteja preparado para ir no velório do seu filho, procure se informar e jogue isso aqui no lixo […]
Ao contrário do que a médica Maria Emília Gadelha Serra diz, a vacinação contra a Covid-19 em crianças é eficaz. Os benefícios do imunizante superam os riscos, que são classificados como muito baixos. Órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde apontam que é bem mais perigoso contrair a doença. Estudos científicos também mostram que a vacinação reduziu o risco de hospitalização associada à Covid-19 entre crianças de 5 a 11 anos…
Veja a apuração completa no site Lupa