Verificado: Josué Lorca: A Lagoa de Maracaibo continua com um ecossistema saudável

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Por César Heredia Teran

O Ministro do Ecossocialismo, Josué Lorca, afirmou através de um comunicado de imprensa publicado na passada quinta-feira, 13 de julho, que o Lago Maracaibo, apesar da presença de azinhavre, “permanece com um ecossistema saudável e não está em situação de emergência de contaminação como afirma a opinião pública” .

“O nosso lago está em excelentes condições, podemos dizê-lo com toda a responsabilidade do caso. O Iclam (Instituto de Conservação da Bacia do Lago Maracaibo), ao longo do ano e especificamente nos últimos dois meses, vem realizando avaliações das cianobactérias, revisando parâmetros físicos, químicos e de salinidade que nos dão um caminho claro de saúde. no lago, demonstrando que os graus de toxicidade, nível de reprodução, oxigênio químico e demanda biológica são estáveis”, mencionou Lorca na referida nota.

No entanto, outros especialistas dão uma visão diferente da situação na bacia de Zulia. Assim, após o processo de verificação desse discurso público, conclui-se que é uma mentira .

Yohan Flores, diretor da Fundação Azul Ambientalistas, afirmou um dia antes que 70% do verdete cobre o lago graças às águas residuais que deságuam nele sem serem tratadas. Isso acontece, segundo o ambientalista, porque as estações de tratamento não estão funcionando.

Flores estima que entre 500 e 1.000 barris de petróleo são despejados diariamente no lago Maracaibo . Isso vai de 79.490 a 158.980 litros por dia , se levarmos em conta que um barril de petróleo equivale a aproximadamente 158,98 litros …

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪