Apurado pelo site Snopes
Em 3 de abril de 2023, um usuário do Twitter postou um vídeo do presidente dos Estados Unidos Joe Biden e afirmou que mostrava que sua equipe estava usando a acusação de silêncio do ex-presidente Donald Trump em Nova York para impedir que o ex-presidente assumisse o poder novamente.
“E aí está – ele disse a parte silenciosa em voz alta”, twittou @DC_Draino. “Biden praticamente confirmou que sua equipe está coordenando essas acusações de Trump para ‘impedir que Trump tome o poder novamente’.”
Embora o videoclipe postado pelo usuário seja autenticamente de Biden, a alegação era falsa. O clipe fazia parte de um vídeo de 54 minutos da entrevista coletiva de Biden em 9 de novembro de 2022, um dia após os resultados das eleições de meio de mandato, o que significa que Biden não estava se referindo à acusação criminal de Trump anunciada pelo Ministério Público de Manhattan em 30 de março. 2023.
O Twitter anexou uma nota da comunidade ao tweet de @DC_Draino dizendo que era “um vídeo digitalmente alterado criado por uma conta de meme chamada ‘I Meme, portanto, sou’, que afirma ser ‘paródia às vezes'”.
O usuário do Twitter então desafiou a nota da comunidade. “Este vídeo foi sinalizado por @CommunityNotes por ser uma farsa profunda, mas é um clipe real da prensa de Biden em 09/11/22” e, ao fazê-lo, reconheceu que os comentários de Biden foram feitos meses atrás, e não após a recente acusação de Trump sobre as acusações ele pagou a ex-estrela de cinema Stormy Daniels para ficar quieto antes de ser eleito.
O repórter da BBC Shayan Sardarizadeh, em uma série de tweets , também disse que o vídeo era de Biden. No entanto, ele também apontou a falsa alegação, observando que os comentários de Biden foram ” em resposta a uma pergunta sobre Trump concorrer novamente, não à acusação recente”. Os comentários de Biden se concentraram nos resultados das eleições de meio de mandato, que mostraram que o Partido Republicano não estava indo tão bem quanto esperava, e os países do G-7 expressando preocupação com o retorno de Trump (após 2024)…
Veja a apuração completa no site Snopes