Verificado: Sem evidências, o presidente queniano Ruto ameaçou prender aqueles que o chamam de ‘Zakayo’ após o cobrador de impostos bíblico

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: As legendas de um vídeo do TikTok afirmam que Wiliam Ruto disse que qualquer um que o chamasse de “Zakayo” seria preso e que era melhor para os quenianos dormir com fome, desde que pagassem seus impostos. Mas não há nenhuma evidência para essas citações.

O vídeo tem uma legenda na parte superior em Kiswahili que diz: “Ruto: Nikiskia tena mtu akiniita Zakayo utalala ndani, mimi ni rais sipendi upuzi, hii Kenya ntapange mpende msipende, heri mlale njaa na mmetoa ushuru.”

Isso pode ser traduzido livremente como: “Ruto: Se eu ouvir alguém me chamando de Zakayo, você será preso. Eu sou o presidente. Eu não gosto de bobagens. Eu administrarei este Quênia, quer você goste ou não. É melhor você dormir com fome, desde que pague impostos. 

O vídeo recebeu pelo menos 267.000 visualizações, 300 compartilhamentos e 600 comentários.

Desde que se tornou presidente, Ruto lançou um esforço importante e muitas vezes impopular para arrecadar mais impostos. Isso destina-se a financiar um orçamento de KSh3,6 trilhões (US$ 25,3 bilhões nas taxas atuais), o maior da história do país…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦