Apurado pelo site Reuters
Danos a uma catedral ortodoxa em Odesa, na Ucrânia, que foi filmado para uma reportagem depois que a Rússia atacou a cidade, não foi encenado, ao contrário de postagens virais nas redes sociais que afirmam o contrário.
A Catedral Spaso-Preobrazhenskyi, ou Catedral da Transfiguração, foi danificada durante um ataque de míssil russo em 23 de julho de 2023. O ataque deixou pisos cobertos de escombros e pedaços arrancados de paredes ornamentadas .
Trechos de baixa qualidade de uma transmissão do estúdio Sky News mostrando imagens da operação de limpeza foram posteriormente compartilhados no X, anteriormente conhecido como Twitter, , Instagram e Facebook e , com a legenda: “ Isso tudo é um filme”.
Todos os usuários de mídia social apontam para duas mulheres vistas no vídeo carregando pilhas de entulho. Eles sugerem que as mulheres estão carregando “pedras pesadas” com muito esforço para que as pilhas sejam reais.
Um usuário do X, cuja postagem foi visualizada mais de 150.000 vezes, disse que o clipe mostra “adereços falsos sendo usados para mostrar a Ucrânia devastada pela guerra” …
Veja a apuração completa no site Reuters