Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um coronel foi preso por planejar o assassinato do chefe da inteligência do Exército, como afirmam posts nas redes. Peças de desinformação disseminam que Décio Luís Schons teria descoberto um esquema de desvio de R$ 100 milhões comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Contatada pelo Aos Fatos, a corporação desmentiu as alegações e afirmou que Schons, na reserva desde 2021, nunca ocupou cargo no setor de inteligência. As publicações também fazem acusações sem provas contra ministros do STF com base em operações policiais que nunca ocorreram.
O vídeo desinformativo acumulava ao menos 38 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (2). O conteúdo também circula no Telegram.
Um vídeo que viralizou nas redes faz uma série de alegações conspiratórias e fantasiosas sobre um suposto esquema de desvio de verbas no Exército capitaneado pelo presidente Lula e por ministros do STF com a ajuda do comandante da corporação, Tomás Paiva. O objetivo, segundo os posts, seria convencer militares a acatarem ordens do ministro Alexandre de Moraes. Em nota ao Aos Fatos, o Exército afirmou que todas as alegações são falsas.
O vídeo conta uma série de mentiras:..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos