Falso: Decepção alimentada por IA: Kerala Man enganado por Deepfake Scam no WhatsApp, LosesHard ganhou dinheiro

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

Aprenda como identificar golpes deepfake e as etapas essenciais para se proteger de golpistas cibernéticos sofisticados 

Imagine, você recebe uma mensagem de WhatsApp de um número desconhecido. O remetente é alguém que afirma ser seu colega ou amigo que precisa urgentemente de ajuda financeira. O que você faria? Como você responderia? Como você saberia que eles são o que afirmam ser? Talvez você faça uma chamada de vídeo para confirmar sua identidade. Este parece ser o passo mais lógico e necessário. Afinal, é a forma mais segura de confirmar, não é mesmo? Mas e se disséssemos que esse método aparentemente confiável também pode ser uma armadilha?

Um homem em Kerala aprendeu essa lição da maneira mais difícil quando perdeu Rs. 40.000 em um golpe cibernético que usava tecnologia avançada de IA deepfake. 

PS Radhakrishnan de Kozhikode em Kerala foi vítima de cibercriminosos que o enganaram usando tecnologia de IA falsa profunda. Os golpistas se fizeram passar pelo ex-colega dele em uma chamada de vídeo pelo WhatsApp. 

O que aconteceu?

Radhakrishnan recebeu um telefonema de alguém fingindo ser Venukumar, seu amigo de quando trabalharam juntos na Coal India. O golpista começou perguntando sobre a família de Radhakrishnan, compartilhando fotos de família e discutindo sobre seus colegas em comum para criar confiança. 

Então, o golpista ligou novamente, dizendo que estava no aeroporto de Dubai, prestes a pegar um voo para a Índia. Ele alegou que seu parente precisava de uma cirurgia com urgência em Mumbai e pediu ajuda de $ 40.000 e que a devolveria assim que chegasse em casa.

A princípio, Radhakrishnan duvidou e hesitou em enviar o dinheiro, pois estava ciente dos golpes online. Mas o golpista disse que faria uma videochamada para provar sua autenticidade e colocar suas preocupações de lado.

“A ligação durou apenas 30 segundos e apenas um close do rosto pôde ser visto”, disse Radhakrishnan à mídia. “Ele se parecia exatamente com meu ex-colega. Seus lábios e olhos se moviam como qualquer pessoa normal enquanto conversávamos em inglês. Foi tão perfeito que não desconfiei de nada.”..

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳