Falso: Este vídeo de Felipe VI criticando as autoridades catalãs por “violar a Constituição” é de 2017

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

Algumas publicações transmitem as imagens como atuais e afirmam que a RTVE está “relutante” em publicá-las, mas o canal público transmitiu em directo a intervenção do rei

Está a circular nas redes sociais um vídeo do rei Felipe VI em que critica a “deslealdade” das autoridades catalãs porque, diz, “têm violado a Constituição e o seu Estatuto de Autonomia”. O conteúdo viral ─ pelo qual você nos solicitou através do nosso serviço de verificação do WhatsApp (+34 627 28 08 15) ─ é compartilhado como se fosse atual e é acompanhado por um texto indicando que “a Casa Real distribuiu o vídeo para todas as agências e estações de televisão do mundo”, mas que “na RTVE há relutância” em publicá-lo. “Desta vez, o rei foi enérgico, transparente e enérgico. Esperamos que Pedro Sánchez também descubra ”, conclui o texto.

Este é um conteúdo enganoso . Embora seja verdade que o vídeo é real, não é atual nem está a ser distribuído pela Família Real aos meios de comunicação internacionais, segundo o comunicado da instituição ao Newtral.es. Além disso, a RTVE transmitiu esta mensagem de Felipe VI ao vivo, que foi gravada dois dias após o referendo ilegal de independência da Catalunha em 1º de outubro de 2017 (1-O) e incluiu o vídeo em vários noticiários de televisão e artigos em seu site . Portanto, as publicações que divulgam essas imagens como se fossem atuais são descontextualizadas. De facto, o texto que acompanha o vídeo apela a Pedro Sánchez, mas quando esta mensagem do rei foi emitida, o líder do PSOE não era presidente.

Uma comparação do vídeo do El País com o incluído nas publicações que estamos verificando mostra que as imagens não são manipuladas, mas são de 2017. As palavras de Felipe VI coincidem com a mensagem oficial que foi publicada na época pela Casa Real . No entanto, as publicações afirmam que a Família Real “o distribuiu a todas as agências e estações de televisão do mundo” e que “existe relutância na RTVE” em publicá-lo.

..

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸