Falso: Texto satírico circula fora de contexto para sugerir que Lula destruiu relógio em 8 de janeiro

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um inquérito militar sobre os atos golpistas de 8 de janeiro concluiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi responsável por destruir um relógio trazido por dom João 6º ao Brasil em 1808. Peças de desinformação que fazem essa alegação tiram de contexto uma manchete satírica publicada pelo blog de humor Sensacionalista na terça-feira (1º). O verdadeiro responsável pelo vandalismo é o mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira, preso desde 23 de janeiro.

Publicações que compartilham o conteúdo satírico fora de contexto acumulam ao menos 40 mil visualizações no Kwai e centenas de compartilhamentos no Facebook.

Uma manchete satírica do blog de humor Sensacionalista tem circulado fora de contexto para apontar que o presidente Lula teria sido o responsável por destruir, durante os atos golpistas de 8 de janeiro, o relógio trazido por dom João 6º ao Brasil. O texto, publicado pelo jornal O Globo na terça (1º), tem sido compartilhado sem a informação de que se trata de conteúdo humorístico para alimentar a narrativa enganosa de que os atos golpistas foram armados pelo governo petista.

Conforme apontaram as investigações da Polícia Federal, o verdadeiro responsável pela destruição do relógio foi o mecânico Antônio Cláudio Alves Ferreira. Detido em 23 de janeiro, Ferreira teve sua prisão mantida em 19 de julho pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Ele foi flagrado pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto atirando o relógio no chão…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos