Apurado pelo site Reuters
Um post viral na mídia social alega, sem evidências, que os líderes do golpe no Níger disseram ao presidente dos EUA, Joe Biden, para manter a ajuda de seu país para usar em casa, depois que os EUA disseram que o golpe militar no país da África Ocidental poderia levar ao rompimento da cooperação.
“Os Estados Unidos da América ameaçam reter a ajuda ao Níger devido ao golpe militar […] As Forças Armadas do Níger dizem que devem manter sua ajuda e entregá-la a seus milhões de sem-teto nos Estados Unidos”, diz parte de um 1º de agosto. Postagem no Instagram que ganhou mais de 9.000 curtidas em duas horas . Outro post com o mesmo meme compartilhado no Facebook pode ser visto .
Autoridades dos EUA disseram que cortar a ajuda é uma possibilidade se o golpe militar continuar.
A Reuters informou na segunda-feira, citando uma fonte não identificada do Departamento de Estado, que a posição dos EUA sobre o Níger dependeria da reversão da derrubada do presidente eleito Mohamed Bazoum na semana passada .
De acordo com o relatório, a lei dos EUA sobre ajuda externa proíbe o fornecimento da maior parte da ajuda quando um líder eleito foi deposto por meio de um golpe de estado ou decreto. O funcionário disse que se os EUA concluírem que houve um golpe, cumprirão essa lei…
Veja a apuração completa no site Reuters