Apurado pelo site Lupa
Post alega que o Papa Francisco afirmou que alcoólatras, autistas e pessoas com deficiência devem ser sacrificadas para ‘lutar contra as mudanças climáticas’. É falso. Os sites que trouxeram a informação não provam que o religioso tenha dito a frase. Ao contrário, o chefe da Igreja Católica é conhecido por seu posicionamento contra a eutanásia.
Post alega que o Papa Francisco disse que é preciso “sacrificar alcoólatras, autistas e pessoas com deficiência” para lutar contra as mudanças climáticas. O vídeo compartilhado traz como prova uma suposta matéria informando que o programa de extermínio é, na verdade, uma campanha do Fórum Econômico Mundial apoiada pelo líder da Igreja Católica. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Papa diz que alcoólatras, autistas e pessoas com deficiência devem ser sacrificados para ‘lutar contra as mudanças climáticas’
O Papa Francisco não disse que, para lutar contra mudanças climáticas, alcoólatras, autistas e pessoas com deficiência devem ser sacrificadas. Ao contrário, o chefe da Igreja Católica é conhecido por seu posicionamento contra a eutanásia. O conteúdo falso teve origem no exterior e foi reproduzido em português, entretanto sem provas. Na imprensa, tampouco, há publicações sobre o suposto discurso de Francisco…
Veja a apuração completa no site Lupa