Apurado pelo site Fato ou Fake
Mensagem distorcida diz que ‘a água do mar já escorre como um pequeno rio pela galeria’ e que há ‘40 metros de coluna de água’ de peso sobre o túnel. Prefeitura afirma que a estrutura não corre risco.
Circula nas redes sociais um texto afirmando que o Túnel Marcello Alencar, na região central do Rio de Janeiro, estaria com uma infiltração da água do mar e, por isso, ficou com a estrutura comprometida em uma “catástrofe anunciada”. É #FAKE.
Selo Fake quadrado — Foto: g1
A mensagem que circula em redes sociais afirma: “Quem utiliza o túnel Marcelo Alencar, que liga o Aeroporto Santos Dumont à Rodoviária Novo Rio, as paredes do túnel, nesse mesmo sentido, estavam apenas minando, na semana passada. Agora a água do mar já escorre como um pequeno rio pela galeria. Fiquem atentos, catástrofe anunciada: pessoal, fiquei preocupado com a notícia acima que recebi num grupo e acabei de ligar para um engenheiro que trabalha na área de fiscalização da Prefeitura!!! (…) Evitem o túnel Marcello Alencar.”
A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) disse que a informação de que o túnel estaria com problemas estruturais não procede. Segundo o órgão, que é ligado à Prefeitura do Rio de Janeiro, trata-se de uma publicação falsa que circula desde 2017, um ano após a inauguração da via…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake