Falso: É #FAKE que túnel Marcello Alencar tenha problemas estruturais por vazamento

Apurado pelo site Fato ou Fake

Mensagem distorcida diz que ‘a água do mar já escorre como um pequeno rio pela galeria’ e que há ‘40 metros de coluna de água’ de peso sobre o túnel. Prefeitura afirma que a estrutura não corre risco.
Circula nas redes sociais um texto afirmando que o Túnel Marcello Alencar, na região central do Rio de Janeiro, estaria com uma infiltração da água do mar e, por isso, ficou com a estrutura comprometida em uma “catástrofe anunciada”. É #FAKE.

Selo Fake quadrado — Foto: g1

A mensagem que circula em redes sociais afirma: “Quem utiliza o túnel Marcelo Alencar, que liga o Aeroporto Santos Dumont à Rodoviária Novo Rio, as paredes do túnel, nesse mesmo sentido, estavam apenas minando, na semana passada. Agora a água do mar já escorre como um pequeno rio pela galeria. Fiquem atentos, catástrofe anunciada: pessoal, fiquei preocupado com a notícia acima que recebi num grupo e acabei de ligar para um engenheiro que trabalha na área de fiscalização da Prefeitura!!! (…) Evitem o túnel Marcello Alencar.”

A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) disse que a informação de que o túnel estaria com problemas estruturais não procede. Segundo o órgão, que é ligado à Prefeitura do Rio de Janeiro, trata-se de uma publicação falsa que circula desde 2017, um ano após a inauguração da via…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake