Falso: O duque de Sussex não confunde a nacionalidade de Cillian Murphy neste vídeo viral, o áudio é manipulado

Apurado pelo site Newtral 🇪🇸

O som original do clipe pertence a uma entrevista de 2010 com Cillian Murphy e Tom Hardy para o filme ‘Origin’

Estão a circular nas redes sociais várias mensagens com um vídeo em que, supostamente, o duque de Sussex (ex-príncipe Harry ), atribui a nacionalidade britânica ao ator Cillian Murphy, estrela do filme Oppenheimer , apesar de ser irlandês. O clipe veiculado nas redes sociais desde 22 de julho é falso: o áudio é manipulado. 

Na realidade, o vídeo original , gravado em 13 de julho de 2017, mostra que ambos estão tendo uma conversa diferente da ouvida no vídeo manipulado. Além disso, o som que se ouve na gravação alterada pertence a uma entrevista com Cillian Murphy e Tom Hardy para o filme Origin , de 2010. 

As mensagens virais aparecem em vários idiomas: “Não, não… sou irlandês e isso é muito diferente”, diziam os textos em espanhol. Enquanto isso, a mesma afirmação é divulgada internacionalmente em inglês: “Você é britânico… Não, não, não, eu sou irlandês… Há uma grande diferença”. 

Por meio de pesquisa reversa de imagens com o Google Lens, o encontro real entre o então príncipe Harry da Inglaterra e o ator Cillian Murphy aparece por ocasião da estreia do filme Dunquerque em 2017. O vídeo pertence à agência de notícias Associated Press, onde Além disso, ele É apreciado que ambas as celebridades tenham uma conversa diferente sobre a questão da nacionalidade do intérprete…

Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸