Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação viral alega que gasoduto na Argentina foi “inaugurado” ainda antes de as obras estarem concluídas.
Fact Check. Gasoduto na Argentina “inaugurado” ainda antes de as obras estarem concluídas?
Publicação viral alega que gasoduto na Argentina foi “inaugurado” ainda antes de as obras estarem concluídas.
Muito se tem falado em gasoduto após o início da guerra desencadeada pela Rússia de Vladimir Putin em território ucraniano. No passado dia 11 de julho, uma publicação de Facebook alegou que a Argentina inaugurou uma dessas infraestruturas ainda antes de esta estar totalmente concluída. “Aproveitando o feriado da independência da Argentina neste domingo, o kirchnerismo desesperado por votos inaugura o gasoduto Lirchner que ainda nem terminou de ser construído. É assim que a esquerda atua”. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.
De facto, o autor partilha uma imagem de um suposto telejornal onde se vê um gasoduto a ser inaugurado, mesmo faltando-lhe uma peça. Anexado à publicação surge também um vídeo desse mesmo jornal, onde se vê a suposta peça que falta para concluir o gasoduto. Mais nenhuma informação é dada.
Quando se procuram mais informações sobre este caso, percebe-se que esta inauguração, de facto, aconteceu, sob a alçada do Presidente Alberto Fernández e a vice-Presidente Cristina Fernández. O gasoduto chama-se Néstor Kirchner, tal como alega o autor. Só que a suposta imagem que demonstra um gasoduto por acabar foi manipulada. Ou seja, e segundo a imprensa argentina especializada, que já verificou publicações semelhantes a esta, não foram exibidas imagens da zona em que o gás é transferido…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹