Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
No vídeo original, os partidários da candidata presidencial Patricia Bullrich (Juntos pela Mudança) fazem alusão a “uma Argentina em que somos todos menos Cristina”. Alguns dias depois começaram a circular as mesmas imagens mas com o áudio manipulado.
Em 22 de julho, um vídeo viral de partidários da candidata presidencial Patrícia Bullrich (Juntos pela Mudança) gerou polêmica por aludir a “uma Argentina em que somos todos menos Cristina”.
Alguns dias depois começaram a circular as mesmas imagens mas com o áudio manipulado. Lá você pode ouvir: “nós somos os pitukitos da Recoleta”, em referência ao discurso proferido em 23 de julho pelo governador eleito de Córdoba, Martín Llaryora.
O vídeo apócrifo alcançou mais de meio milhão de visualizações nas redes sociais e foi compartilhado por figuras políticas.
“Acho que Bullrich e Larreta querem perder a eleição. Mas olha, sei lá, como não sou da Recoleta, talvez eu não entenda a campanha, da ‘gente bonita’”, diz junto com um vídeo postado na rede social X, antes conhecida como Twitter .
As imagens, que também circulam no Facebook , mostram a candidata presidencial Patricia Bullrich (Juntos pela Mudança) cercada por um grupo de pessoas que parecem entoar “somos os pitukitos da Recoleta / somos os de Patricia e Larreta / somos muito diferentes as províncias / somos pessoas bonitas e de classe alta”.
O vídeo foi replicado em X por lideranças sociais e políticas como se fosse real. No entanto, o áudio do vídeo foi manipulado…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷