Apurado pelo site AAP 🇦🇺
Usuários de mídia social estão reivindicando que as cidades e vilas australianas serão renomeadas se o voto ‘sim’ for bem-sucedido no referendo da voz indígena ao parlamento.
Isto é falso. Especialistas disseram ao AAP FactCheck que o órgão proposto não teria o poder de renomear os locais, o que geralmente é responsabilidade do governo estadual ou territorial. Já existem sistemas de nomenclatura dupla, permitindo que lugares tenham nomes não indígenas e indígenas em todo o país.
Os usuários do Facebook têm pedido às pessoas que “votem não” no próximo referendo para evitar a renomeação de cidades, vilas e pontos de referência na Austrália (veja exemplos , , e aqui ).
Esta postagem inclui um mapa do continente com nomes de lugares indígenas mostrados no boletim meteorológico da SBS e afirma que a voz mudará o nome da Austrália.
“Se o “voto” sim for bem-sucedido no referendo de “voz”, todas as cidades, vilas e placas de rua serão renomeadas”, alerta outro post .
Este post vincula o corpo consultivo federal proposto à recente renomeação da Ilha Fraser como K’gari pelo governo de Queensland …
Veja a apuração completa no site AAP 🇦🇺