Falso: Vídeo engana ao listar crimes de corrupção atribuídos aos governos petistas

Apurado pelo site Estadão Verifica

Entre os 37 escândalos citados em postagem nas redes, há 11 casos sem relação com o PT ou anteriores a gestões de Lula e Dilma
O que estão compartilhando: vídeo com a seguinte inscrição em tom de ironia: “Não houve casos de corrupção nos governos petistas, é tudo invenção”. O responsável pela publicação diz: “Deixa eu citar uns aqui pra ti”. Em seguida, menciona, ininterruptamente, uma série de 37 casos. E conclui: “Fiquei até um pouco ofegante aqui…”

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. Embora a maioria dos casos sejam denúncias de corrupção envolvendo o Partido dos Trabalhadores (PT), há 11 que não têm relação com políticos ou funcionários do partido: envolveram empresários, agentes públicos ligados a outras siglas ou outras esferas de poder, como o Judiciário. São citados, ainda, três casos com crimes anteriores ao período em que o PT ocupou a Presidência da República (2003-2016): evasão de divisas no Banestado (1996 e 1997), desvio de recursos no Banpará (1984) e sonegação fiscal envolvendo os irmãos Schincariol (2001 e 2022)…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica