Apurado pelo site Estadão Verifica
Postagem no Instagram tira de contexto imagens da gravação de um clipe do cantor de música trap conhecido pelo nome artístico Cinquenta
O que estão compartilhando: vídeo em que homens ostentam armas em cima de uma picape e apontam fuzis para o alto. Postagem no Instagram associa as imagens ao tráfico e faz críticas ao novo decreto sobre o controle de armas assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sobre o vídeo, há a legenda “eis as armas que não serão afetadas pelo decreto de Lula”.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. As imagens exibidas na postagem fazem parte da gravação de um videoclipe de um cantor de música trap do Rio de Janeiro, conhecido pelo nome artístico Cinquenta. Ao contrário do que alega o autor do post, as armas que aparecem na gravação são simulacros e os homens que exibem o armamento fazem parte do elenco. Ao Verifica, a assessoria de imprensa do cantor informou que o clipe contou com a participação de atores e moradores da comunidade do Jacarezinho, onde ocorreu a filmagem…
Veja a apuração completa no site Estadão Verifica