Verificado: Não há evidências de que a fábrica da Pfizer atingida por um tornado produziu vacinas COVID

Apurado pelo site Reuters

Uma fábrica da Pfizer na Carolina do Norte que fabrica medicamentos injetáveis ​​estéreis, como anestesia e analgésicos, não produzia nem armazenava vacinas COVID-19, disse a empresa em resposta a alegações online de que um tornado destruiu seu depósito “cheio de vacinas Covid”.

A fabricação e embalagem da vacina Comirnaty COVID da Pfizer nos EUA ocorre nas instalações da empresa em Kalamazoo, Michigan, com distribuição de Michigan e Wisconsin, e não há evidências de que as instalações da Carolina do Norte continham vacinas COVID.

No entanto, uma postagem viral no X (anteriormente Twitter) após o tornado de 19 de julho trazia a manchete: “NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA: Um depósito da Pfizer cheio de vacinas contra a Covid foi DESTRUÍDO POR UM TORNADO na Carolina do Norte” junto com um clipe de notícias mostrando a fábrica danificada ( ghostarchive.org/archive/mRgPH ).

Uma postagem no Facebook incluía o mesmo videoclipe e o texto: “Fábrica da Pfizer na Carolina do Norte atingida por um tornado. Uma das maiores instalações para produzir a vacina COVID no mundo destruída” .

A fábrica de Rocky Mount não produziu ou armazenou vacinas COVID, disse um porta-voz da Pfizer à Reuters em um e-mail…

Veja a apuração completa no site Reuters