Verificado: Artigo de verificação de fatos sobre o escândalo da carne de cavalo Aldi é sobre um incidente de uma década

Apurado pelo site Reuters

Um artigo relatando como se fosse novo um escândalo de supermercado de uma década envolvendo carne de cavalo e a loja de descontos alemã Aldi está confundindo as pessoas online.

O artigo foi publicado em 17 de julho no Newsbreak, um agregador de notícias local dos EUA que também hospeda artigos de colaboradores independentes, que disseram que o grupo de supermercados de propriedade alemã confirmou um “escândalo de carne de cavalo”, no qual alguns de seus produtos importados de carne bovina continham entre 30% e 100% de carne de cavalo. O artigo não está mais no Newsbreak (link original: aqui ), embora uma versão em cache do título e da introdução possa ser encontrada aqui: bit.ly/3rOGa1u .

Milhares de pessoas viram postagens no X, a plataforma anteriormente chamada de Twitter , Facebook ( , aqui ) e TikTok , que compartilham capturas de tela e vídeos do artigo do Newsbreak com a sugestão de que acreditam que a notícia ser recente.

“Aldi foi astuto (sic) dez anos atrás ao vender carne de cavalo no lugar da carne anunciada. Eles apenas confirmaram que está acontecendo de novo”, disse um usuário do Facebook em 17 de julho .

Embora a Aldi estivesse de fato envolvida em um escândalo de carne de cavalo em 2013 (consulte a reportagem da Reuters ), o desconto alemão não divulgou nenhuma declaração ou confirmação de uma repetição acontecendo em 2023…

Veja a apuração completa no site Reuters