Apurado pelo site Lupa
Publicação afirma que o vírus do câncer foi encontrado nas vacinas contra covid-19. É falso. A Anvisa e o Ministério da Saúde informam que nenhum dos imunizantes aplicados no país possuem substâncias tóxicas que provoquem câncer. Também é falso o vídeo presente no post sobre 98 milhões de americanos contraírem câncer devido à vacina contra pólio.
Circula pelas redes sociais a informação de que um vírus do câncer foi encontrado em vacinas contra Covid-19. A publicação segue com um vídeo de um trecho de uma entrevista do cardiologista norte-americano Peter A. McCullough, no qual sustenta que a presença do Vírus Símio 40, conhecido como SV40, em vacinas contra poliomielite, causou câncer em 98 milhões de pessoas nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1970. As informações são falsas.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Vírus do câncer encontrado nas vacinas do covid
Não há comprovação científica de que vacinas da Covid-19 de tecnologia RNA mensageiro – como a da Pfizer – causem câncer. A alegação de que o SV40 está associado ao câncer remonta a relatos iniciais de contaminação em vacinas contra a poliomielite usadas entre as décadas de 1950 e 1960, entretanto estudos científicos nunca comprovaram uma relação causal…
Veja a apuração completa no site Lupa