Apurado pelo site Observador 🇵🇹
É falsa teoria de que Lula da Silva tem em mãos decretos para impor novo confinamento no Brasil, desta vez motivado por um surto de gripe das aves. Tese de contágio em massa não tem sustentação.
Fact Check. Brasil vai enfrentar um novo confinamento geral devido a surto de gripe das aves?
É falsa teoria de que Lula da Silva tem em mãos decretos para impor novo confinamento no Brasil, desta vez motivado por um surto de gripe das aves. Tese de contágio em massa não tem sustentação.
O vídeo, com quase 15 minutos de duração, mostra um homem a comentar excertos de um áudio de uma mulher, alegando serem prova de avisos que o próprio já estaria a fazer há algum tempo nas redes sociais. Nessa conversa, são várias as teorias de conspiração partilhadas: desde a vacinação forçada contra a Covid-19, as detenções de brasileiros em campos para esse efeito, passando por uma alegada epidemia de gripe das aves que estaria, supostamente, a chegar ao Brasil. Esta última questão chamou a atenção de vários utilizadores nas redes sociais, acabando por se tornar viral em plataformas como Facebook e TikTok.
No vídeo, o homem avança com a teoria de que o Presidente do Brasil, Lula da Silva, teria em mãos “dois decretos” assinados pelo líder do Fórum Económico Mundial, Klaus Schwab. Um desses documentos seria um “decreto de lei marcial” que, acrescenta na gravação, “não faria sentido” o Chefe de Estado implementar se estivesse “tudo às mil maravilhas” no país. Existiria ainda um “segundo decreto” que Lula da Silva detinha, relativo à “declaração de emergência sanitária” em todo o território brasileiro.
Na origem desses documentos, refere-se também na gravação, estaria um plano com vários passos, que culminaria com a implementação de uma vacina universal e obrigatória no Brasil. O primeiro passo, acrescenta, já teria sido dado, com o envio para “a costa de Bahia de Santos” de um navio chinês “carregado de aves infetadas” com uma nova estirpe da gripe das aves, que já teriam chegado a “mais de 15 estados” brasileiros. O homem alega ainda que a presidência brasileira quer, eventualmente, desligar a internet no país, de forma a infetar propositadamente a população com este vírus. Este plano de vários passos teria, supostamente, começado com o início da pandemia de Covid-19 e com as restrições sanitárias impostas na altura, e assumiria agora um maior relevo com a imposição de “obrigatoriedade [de vacinação] por força militar”. No vídeo é ainda referido que quem não cumprir as regras vai, por exemplo, ser “preso em campos de detenções” ou ter bens confiscados e contas bancárias “bloqueadas”…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹