Verificado: Reino Unido indeniza vítimas das vacinas Covid?

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Uma publicação diz que o governo do Reino Unido criou uma indemnização para pessoas que tenham ficado com danos provocados pelas vacinas contra a Covid-19. Mas a compensação existe há décadas.
Fact Check. Governo britânico anunciou indemnizações para vítimas das vacinas contra a Covid-19?

Uma publicação diz que o governo do Reino Unido criou uma indemnização para pessoas que tenham ficado com danos provocados pelas vacinas contra a Covid-19. Mas a compensação existe há décadas.

Uma publicação que circula na rede social Facebook, e que expõe o título e entrada de uma notícia publicada pelo portal brasileiro Entorno, sugere que o governo do Reino Unido anunciou uma indemnização, no valor de 120 mil euros, para pessoas que comprovem terem ficado com danos causados pelas vacinas contra a Covid-19, bem como aos familiares das pessoas que morreram e que estavam vacinadas.

Mas terá o governo britânico realmente tomado esta medida? É verdade que existe, no Reino Unido, um pagamento de 120 mil libras (e não euros) destinado a pessoas que fiquem com danos comprovadamente incapacitantes em resultado da vacinação contra várias doenças. No seu site oficial, o governo britânico explica que se uma pessoa ficar “gravemente incapacitada em resultado da vacinação contra certas doenças, poderá receber um pagamento único isento de impostos de 120 mil libras, o chamado Pagamento de Danos à Vacina”. Pagamento que também poderá ser “solicitado em nome de alguém que morreu depois de ficar gravemente incapacitado por causa de certas vacinas”.

No entanto, esta indemnização existe desde 1979 e não foi anunciada recentemente devido à pandemia de Covid-19. A título de curiosidade, entre esse ano e o ano de 2004, foram pagas 917 indemnizações deste tipo no Reino Unido, segundo a BBC, o que equivale ao uma média de cerca 36 por ano…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹