Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação viral alega que carros dos sapadores estavam como novos e foram deixados a apodrecer. É enganador.
Fact Check. Carros dos sapadores foram abandonados e deixados a degradarem-se?
Publicação viral alega que carros dos sapadores estavam como novos e foram deixados a apodrecer. É enganador.
“Estava aqui a pensar com os nervos: se estes veículos não eram bem oferecidos às autarquias para as Unidades Locais de Protecção Civil?”. O autor de uma publicação de Facebook, do passado dia 6 de junho, lançou a suspeita de que alguns carros de Sapadores Florestais estariam ao abandono. Trata-se, no entanto, de uma publicação enganadora.
Apesar de esta publicação não citar nenhuma fonte ou artigo credível, a verdade é que a fotografia é verdadeira. Essa confirmação foi feita, ao Observador, pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
“As viaturas nas fotografias partilhadas não estão abandonadas. Foram entregues pelas equipas de Sapadores Florestais que receberam, desde o início deste ano, 76 viaturas novas que fazem parte do plano de reequipamento do Programa de Sapadores Florestais”, refere a resposta por escrito.
E se o autor não identifica de onde foi tirada esta imagem, o ICNF fá-lo. “Estas viaturas estão parqueadas num recinto fechado do ICNF, na serração de Pedreanes na Marinha Grande”…
Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹