Falso: Não, não há evidências de que a erva-mate contenha grafeno

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O grafeno é um material que não possui propriedades magnéticas; ou seja, não é atraído por ímãs, ao contrário do que afirma o vídeo viral.
O grafeno é um material que não possui propriedades magnéticas; ou seja, não é atraído por ímãs, ao contrário do que afirma o vídeo viral.

A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) analisou as 10 principais marcas de erva-mate da Argentina (mais de 70% do mercado) e “não encontrou nada de estranho”.

Não é possível verificar no vídeo que o material exposto ao imã veio diretamente de um pacote de erva-mate devidamente fechado.

Um vídeo intitulado “Grafene en la yerba?” está circulando no Facebook. no qual eles supostamente apresentam evidências de que um pacote de maconha contém “material magnetizável” que reage quando um ímã é trazido a ele. No entanto, isso é falso e já foi verificado por este meio em desinformação anterior semelhante.

O vídeo no Facebook foi compartilhado mais de 5,9 mil vezes , segundo dados fornecidos pela própria rede social. 

Berta Domènech Garcia, PhD em Química e pesquisadora da Universidade de Tecnologia de Hamburgo especializada em nanotecnologia e nanomateriais, explicou ao site espanhol de verificação de fatos Maldita que o grafeno (uma substância feita de carbono semelhante ao grafite) é “uma camada de átomos de carbono compactados na forma de hexágonos contíguos, como um favo de mel”…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷