Falso: O que é o projeto HAARP e por que é falso que ele esteja por trás da crise climática derivada do aquecimento global

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O projeto da University of Alaska Fairbanks (Estados Unidos) estuda a ionosfera -a camada mais externa da atmosfera- e não afeta as camadas inferiores, onde ocorrem os fenômenos meteorológicos.
Circulam nas redes sociais publicações que afirmam que um poderoso aparelho que tem a capacidade de modificar o clima funciona no High Frequency Active Aurora Research Program (HAARP).

No entanto, isso é falso. O projeto da University of Alaska Fairbanks (Estados Unidos) estuda a ionosfera -a camada mais externa da atmosfera- e não afeta as camadas inferiores, onde ocorrem os fenômenos meteorológicos.

Publicações desinformativas reproduzem uma narrativa que nega ou minimiza a responsabilidade das atividades humanas como causa das mudanças climáticas.

Durante a última década, uma teoria da conspiração se popularizou nas redes sociais. O principal argumento é que a crise climática decorrente do aquecimento global é supostamente “fabricada” por grupos poderosos que buscam impulsionar uma “agenda antidesenvolvimentista” por meio de um projeto secreto controlado pela NASA e pelo Exército dos Estados Unidos: o High Frequency Active Auroral Research Program, mais conhecido como projeto HAARP. 

Em várias publicações em plataformas como Tik Tok , Telegram , YouTube e Facebook, argumenta-se que o projeto HAARP é usado para manipular o clima, causar terremotos e até controlar a mente humana. Essas postagens desinformativas reproduzem uma narrativa que nega ou minimiza a responsabilidade pelas atividades humanas como causa da mudança climática e sugere que esse projeto em particular causa intencionalmente o aquecimento global. No entanto, isso é falso.

O HAARP é um programa de pesquisa científica da University of Alaska Fairbanks (Estados Unidos) responsável por estudar a ionosfera, que é a camada mais externa da atmosfera. Como explicaram a Chequeado vários especialistas , “fabricar tempestades ou secas” em qualquer parte do mundo por meio de experimentação na ionosfera não tem base científica. A maioria dos fenômenos climáticos, como vento ou chuva, ocorre na troposfera, a camada mais próxima da superfície da Terra. Além do mais,..

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷