Apurado pelo site Lupa
Um vídeo em que o presidente Lula fala que pobres são “como papel higiênico” foi tirado de contexto para dar a entender que o petista considera descartáveis as pessoas em situação de pobreza. Na verdade, no discurso completo, Lula criticava a prática de outros políticos que demonstram interesse por pessoas de baixa renda somente durante as eleições
Circula nas redes sociais um vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizendo numa entrevista que pobres são “como papel higiênico”. A publicação sugere que o petista considera descartáveis as pessoas em situação de pobreza. É falso.
O vídeo foi retirado de contexto. Na verdade, no discurso completo, Lula criticava a prática de outros políticos que demonstram interesse por pessoas de baixa renda somente durante as eleições.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Usou, jogou fora, acabou. Acabou as eleições, acabou o interesse pelo pobre. O pobre não é visto como ser humano, é visto como um número..
Veja a apuração completa no site Lupa