Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Após as denúncias de ambientalistas sobre danos à fauna em torno da construção do Trem Maia , o presidente não só negou que tenha sido afetado, como garantiu que a fauna está sendo cuidada. Como prova, ele presumiu que o parque da onça está sendo criado e mostrou vídeos que supostamente mostram os animais que habitam o local. No entanto, um dos vídeos que o presidente divulgou foi, na verdade, gravado no Brasil.
“Aqui está, veja!”, disse o presidente López Obrador enquanto o vídeo de uma onça-pintada caminhando lentamente por uma estrada de terra vermelha cercada por grama verde era exibido na tela do Palácio Nacional. Segundo o presidente, trata-se de uma onça grávida.
“Estamos cuidando deles. Há uma grande variedade de espécies nativas, ou seja, toda a região é um paraíso e vamos continuar cuidando da selva e de seu habitat, protegendo-os”, insistiu.
A verdade é que essa onça não está grávida e nem mora no México. Como se não bastasse, o mesmo vídeo já havia circulado na Colômbia como desinformação.
O vídeo, na verdade, foi gravado pelo guia Fagner Almeida e a onça que o protagoniza é um macho chamado Acerola, cuidado pela organização Onçafari desde 2020. Desde então, Acerola vive em uma reserva no município brasileiro de Miranda.
Sabemos de tudo isso porque Onçafari esclareceu a história do vídeo em sua conta no Instagram no dia 30 de janeiro , já que usuários das redes sociais o haviam compartilhado desinformando sobre sua verdadeira origem…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽