Falso: Jornal italiano não publicou que filho de Moraes agrediu empresário

Apurado pelo site UOL Confere

É falso que um jornal italiano tenha divulgado que o filho do ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, teria agredido o empresário Roberto Mantovani, como afirmam publicações nas redes sociais.

O parágrafo em italiano destacado nos posts diz, na verdade, o oposto. Ou seja, que o filho de Moraes foi agredido, não que foi o agressor.

O que diz o post

O post mostra o que parece ser uma matéria em italiano da agência de notícias Ansa. No lugar do título, está a mensagem: “No jornal italiano saiu que o filho do Alexandre de Moraes agrediu Roberto Mantovani. Eu acredito no jornal italiano e não no ditador Xandão”.

Abaixo, da mensagem, há uma foto de Alexandre de Moraes e o texto da suposta matéria, com o seguinte parágrafo destacado em vermelho: “Secondo la stampa brasiliana, citando interlocutori della Polizia Federale e del Ministero della Giustizia, il figlio del ministro sarebbe stato aggredito fisicamente da un uomo identificato come Roberto Mantovani”.

Por que é falso?

O parágrafo, na verdade, diz que o filho de Moraes foi agredido, não que ele foi o agressor, como sugerem os posts. Em tradução para o português com apoio do Google Tradutor, o trecho destacado informa: “Segundo a imprensa brasileira, citando interlocutores da Polícia Federal e do Ministério da Justiça, o filho do ministro foi agredido fisicamente por um homem identificado como Roberto Mantovani”.

A Ansa é uma agência italiana de notícias, não um jornal…

Veja a apuração completa no site UOL Confere