Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha sido vaiado durante evento promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), como fazem crer publicações compartilhadas nas redes. Na verdade, o trecho usado nas peças é da participação do presidente no 59º Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) e teve áudio com vaias e gritos de “ladrão” inserido no TikTok. Vídeo original mostra que Lula foi aplaudido.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam cerca de 650 mil visualizações em diversas versões no TikTok e ao menos 10 mil compartilhamentos no Facebook até a manhã desta quinta-feira (20). Peças também circulam no Kwai.
Não é verdade que Lula tenha sido vaiado e ofendido em um evento promovido pela ONU, como fazem crer publicações compartilhadas nas redes. Peças tiram de contexto a participação do mandatário no 59º Congresso da UNE, que aconteceu no dia 13 de julho, em Brasília, e inserem artificialmente pelo TikTok um áudio com vaias e gritos de “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.
No vídeo original, é possível ver que Lula foi ovacionado e aplaudido pelos participantes do evento…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos