Falso: Vídeo mostra vítimas de atropelamento nos EUA, não opositores de Maduro mortos na Venezuela

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um vídeo que mostra homens mortos e feridos caídos em uma calçada tenha sido registrado na Venezuela, como afirmam publicações nas redes. As peças de desinformação usam uma gravação feita em maio deste ano em Brownsville, nos Estados Unidos, após um atropelamento que matou oito pessoas e feriu mais dez. A maioria das vítimas eram imigrantes.

As peças de desinformação, que têm sido usadas para acusar o ditador venezuelano Nicolás Maduro de assassinar opositores, acumulavam centenas de compartilhamentos no Twitter até a tarde desta quinta-feira (20). O conteúdo também circula no Telegram e no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Um vídeo que mostra vítimas de um atropelamento tem sido compartilhado nas redes como se fosse o registro de venezuelanos atacados por tanques de guerra a mando do ditador Nicolás Maduro. Indícios presentes nas imagens, no entanto, apontam que a gravação ocorreu nos Estados Unidos: há, por exemplo, um cartaz de campanha do candidato Jesus Rosas para o cargo de xerife do condado de Cameron, no Texas, para as eleições de 2024 (veja abaixo).

Campanha. Cartaz escrito em inglês mostra propaganda eleitoral para o cargo de xerife do condado de Cameron, no Texas (Reprodução)..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos