Falso: É golpe post que oferece eletrônicos retidos na alfândega a preços baixos

Apurado pelo site Lupa

Uma publicação no Facebook promete aparelhos eletrônicos a preços abaixo dos valores cobrados pelo mercado, com a justificativa de que foram retidos pela alfândega, mas não foram recuperados. É falso. Falta de transparência da loja, queixas no site Reclame Aqui e valores muito inferiores aos cobrados em leilões da Receita alertam para a fraude. 
Um post no Facebook anuncia a venda de aparelhos eletrônicos a preços muito abaixo dos cobrados pelo mercado, com a justificativa de que as mercadorias teriam sido retidas na alfândega e não foram reclamadas. É golpe.  

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“O preço R$ 129 BRL. A mercadoria foi retida pela alfândega e não foi reclamada por vários meses, por isso foi processada a um preço baixo. Apenas uma peça por compra ”

O post analisado encaminha os consumidores para uma loja online falsa. Trata-se de uma fraude. Em nota, a Receita Federal informou que os itens retidos pelo órgão — como os produtos confiscados pela fiscalização aduaneira — são vendidos exclusivamente no Leilão Eletrônico de mercadorias apreendidas. Também explicou que é proibido revender itens homologados pela Anatel e arrematados nesses leilões, como os celulares anunciados na publicação enganosa…

Veja a apuração completa no site Lupa