Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
A reivindicação da Homeless Solutions não se baseia em evidências, mas no que um representante disse ao Africa Check ser “experiência e observação”.
Em abril de 2020, o então membro do conselho executivo Panyaza Lesufi teria dito que a província havia atualizado sua estimativa para 50.000 sem-teto em Gauteng, incluindo 15.000 na cidade de Joanesburgo e 10.000 na cidade de Tshwane, que inclui Pretória.
No entanto, um artigo recente no site Independent Online (IOL) afirma que há 600.000 sem-teto “confirmados” vivendo nas ruas de Joanesburgo e Pretória – 24 vezes mais do que a estimativa inicial da pandemia do governo provincial para as duas cidades. Isso pode ser verdade?
A figura foi atribuída a Sechaba Potse, administradora da Homeless Solutions , uma organização sem fins lucrativos com sede em Pretória.
Pedimos a Potse a fonte da alegação. Ele nos enviou um link para um artigo de opinião de 2022 que contém uma estimativa entre 100.000 e 200.000 desabrigados no país . “Acredita-se que os números reais sejam muito maiores devido à alta mobilidade e natureza transitória dos membros da população sem-teto”, escreveram os autores…