2022 não é ano recorde no combate à sonegação

Billet de 100 euros plié en forme de fusée.

Ao contrário do que afirma o ministro das Contas Públicas, Gabriel Attal, resultados superiores foram alcançados em 2017.

Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷

Esta semana, foi a vez de Gabriel Attal se felicitar: “Em 2022, a nossa luta contra a fraude produziu resultados históricos” , saudou o ministro das Contas Públicas no Le Parisien , à margem da publicação por Bercy de uma avaliação completa da o combate à fraude fiscal, aduaneira e social .

Congratulando-se com os ajustes sem precedentes em todos os níveis, o ministro está, no entanto, indo um pouco rápido demais na apresentação dos resultados. Porque 2022 não é um ano recorde.

É certo que a administração fiscal arrecadou 14,6 mil milhões de euros no ano passado, ou “1,2 mil milhões de euros melhor do que em 2021” , regozija-se o ministro. No entanto, esse número (em laranja no gráfico abaixo) mantém um escopo limitado, disse o gabinete de Attal na sexta-feira: exclui créditos tributários indevidos e impostos não reembolsados ​​pelos contribuintes. Mas sobretudo, como este indicador existe há apenas seis anos, é difícil falar de um verdadeiro “recorde”.

Outra figura permite uma comparação em um período mais longo (em vermelho), e é menos lisonjeira: o total de sonegação apreendida, incluindo créditos tributários e impostos não reembolsados. Este jackpot ascenderia a 17,6 mil milhões de euros em 2022, segundo a estimativa comunicada ao Le Monde pelo gabinete do ministro – o valor final será publicado no próximo relatório da Direção-Geral de Finanças Públicas (DGFiP), este verão. Um resultado superior aos anos anteriores, mas inferior ao recorde alcançado em 2017, no final do quinquénio holandês (17,9 mil milhões).

Contactado para explicar esta avaliação, o gabinete do Sr. Attal explicou que “a metodologia de apresentação evoluiu desde 2019” . De fato, essa nova abordagem na avaliação do combate à evasão fiscal insere-se em um contexto em que Bercy optou por uma mudança metodológica significativa , ao abandonar o indicador de valores notificados (em azul) para mostrar os valores arrecadados e os efetivamente arrecadados (em roxo)…

Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷